terça-feira, 10 de agosto de 2010

Medidas

GRÃO: Equivale a 6,48 miligramas. Antigamente, grãos de cereais eram usados para balancear o peso do ouro.




PENNYWEIGTH: Outra medida para metais e pedras preciosas. Corresponde a 1,55 gramas.



QUILATE: Quando é usado para pedras preciosas, como o diamante, um quilate representa um peso igual a duzentos miligramas. Aplicado ao ouro, entretanto, o quilate é uma medida de pureza do metal, e não de peso. Um quilate de ouro é o total de seu peso dividido por 24. A pureza do ouro é expressa pelo número de partes de ouro que compõem a barra, pepita ou jóia. O objeto com dezesseis partes de ouro e oito de outro metal é de dezesseis quilates. O ouropuro tem 24 quilates.



MILHAS: A origem da milha terrestre, sistema de medida usada nos Estados Unidos e na Inglaterra, é bastante curiosa. O exército romano tinha uma unidade de comprimento chamada de mille passus - mil passadas dadas por um centurião, comandante de uma das tropas. Os passos eram duplos, mais largos que os normais. Uma milha corresponde a 1609,344 metros.



CAVALO-DE-FORÇA: Um cavalo consegue levantar 1200 quilos a 30 centímetros do solo em um segundo. Isso é um cavalo-de-força. Um motor, por exemplo, de dez cavalos-de-força deve conseguir fazer dez vezes isso.



MEGATON: É a medida usada para avaliar o poder de destruição de uma bomba de hidrogênio. Um megaton tem a mesma força de um milhão de toneladas de dinamites.



NÓ: Um nó é a medida da velocidade da água. Um nó significa uma milha náutica por hora.



BRAÇA: Uma braça equivale a seis pés (1,82 metros), o comprimento de corda que um homem consegue estender com os dois braços abertos. A corda é jogada, então, ao mar para se calcular a profundidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário